quarta-feira, 20 de agosto de 2014

VEVÉIO PERÉIO PÉIO TEM CARA DE NEGO VÉIO



Toda vez que alguém pedia para ele explicar a origem daquele estranho, mas simpático, sobrenome, Paulo César Peréio primeiro dizia tratar-se de um apelido e não um nome de família, depois contava sua origem. Era assim. O pai levantava o pequeno Peréio, que teria uns dois anos e o jogava para o alto exclamando: “Vevéio Peréio Péio tem cara de nego véio!” O menino se regalava rindo muito, não importava quantas vezes a brincadeira fosse feita. Até o dia em que havia se tornado pesado demais para aquele jogo. Mas ficara o apelido Peréio e se desenvolvera nele o hábito, ou a qualidade, de jogar tudo para o alto, sem medo de voar nem de recomeçar a vida quantas vezes fosse necessário. Peréio era, e continua sendo nosso mais autêntico outsider, em quem se esconde uma ternura que a aparência mal humorada não consegue esconder.
Peréio é um santo às avessas.
                    NAQUELE TEMPO PORTO ALEGRE ERA UMA PEQUENA GRANDE CIDADE.
                                                                 HOJE É UMA GRANDE PEQUENA CIDADE. Mário Quintana.
Quando eu fui para Porto Alegre, no final dos anos cinqüenta, Peréio já morava na Tomás Flores,  primeira rua depois da Barros Cassal, onde passei a morar. Hoje isto não quer dizer    nada mas naquele tempo as ruas tinham uma significação muito forte. Os grupos de adolescentes eram definidos pelas ruas, a turma da Barros, a turma da Tomás Flores, da  Garibaldi, da Santo Antonio. Cada rua era um bando e havia uma certa rivalidade entre elas, às vezes com verdadeiras guerras campais. Peréio e eu éramos vizinhos mas de gangues diferentes. É como se morássemos a quilômetros de distância um do outro. Foi o teatro que nos aproximou. Ambos queríamos, precisávamos praticar alguma transgressão. Como não era de nossa índole atear fogo em mendigos, nosso limite era afanar um litro de leite, que era distribuído em garrafas colocadas nas portas das casas. E o teatro era a concretização de uma Ergela Otrop, uma Porto Alegre lida ao contrário, transgressiva.
                    Mario de Almeida, diretor paulista que fora dirigir “O Macaco da Vizinha” foi quem nos aproximou definitivamente. Pereio era quatro anos mais moço do que eu, Mário alguns anos mais velho. Mas fazíamos um estranho trio, no qual as diferenças eram o que mais nos aproximava. Um tinha o que faltava aos outros e havia uma admiração mútua, um sentimento recíproco que se chama simplesmente amizade. Nós éramos amigos.                     Essa identidade criou vínculos eternos. Podemos ficar muito tempo sem nos ver mas cada novo encontro é como se estivéssemos juntos, sempre.
Se há estórias divertidas? Muitas. Cômicas, patéticas, ridículas, emocionantes.
                   Quando Luis Carlos Maciel  dirigiu “Esperando Godot”, de Samuel Beckett, ao lado de Lineu Dias e  do próprio Maciel, lá estávamos nós, Pereio, Mário e eu.
                    Peréio, que tinha apenas 17 anos, fazia o menino que vem trazer um recado aos dois vagabundos. Seu texto era apenas: “O Senhor Godot manda dizer que hoje não pode vir, mas que amanhã virá com toda a certeza”. Uma pequena frase, dita duas vezes, nos dois atos, mas decisiva e que originava polêmicas sobre o que significaria Godot.  Seria God, Deus? Ou um anagrama de Dog, Cão?  Beckett jamais quís explicar. Peréio também não.
                                      Tínhamos um teatro na rua Gen. Vitorino, o Teatro de Equipe, onde fizemos um bom repertório teatral: “A Almanjarra” e “Amor por Anexins” ambas de Arthur Azevedo, “A Farsa da Esposa Perfeta” de Edy Lima, “Poetas e Poemas” e “Rondó 58”, espetáculos de poesia, “Romeu e Julieta” de W. Shakespeare. No sub-solo o Bar do Teatro, sob a direção do Peréio, onde rolavam os dados num empolgante Seven Eleven, a dinheiro. E o sucesso de todas as noites, o melhor scotch Black Label ao preço de um Old Eight nacional, sem esperar 12 anos para ser envelhecido em tonéis de carvalho. A distilaria funcionava no quartinho das garrafas. Equipamento: apenas uma seringa de injeção.
                                                  Juntos os três novamente, Mário, Peréio e eu, em “Romeu e Julieta”, de W.  Shakespeare. Mário dirigia, e tocado pela magia do bardo de Stratford-upon-Avon, sofria da mesma paixão do jovem Montecchio: o amor de Julieta, no caso a atriz. Enquanto Mário penava, nossa professora de dança, uma mestra russa, Marina Fedossejeva, nos obrigava a andar com a elegância de duas cegonhas, que seria a maneira clássica do ator se movimentar em cena. Era assim: levar um pé à frente em ponta, tocar no solo e só depois baixar todo o pé até o calcanhar. A seguir,  proceder da mesma forma com o outro pé. Ponta, calcanhar, ponta, calcanhar, ponta, calcanhar, durante todo o espetáculo.
                     Mas o momento culminante era quando Teobaldo e Mercutio, Peréio e eu, se batiam em duelo mortal. Andar na pontinha dos pés, tornou-se momento de graça e beleza diante da cena dos dois  cruzando armas com a destreza de dois ouriços caixeiros enquanto a Sagração da Primavera de Stravinski explodia no mais alto volume e Mario garantia o efeito geral de ferocidade da cena, com um cabo de vassoura agitando freneticamente a água salgada das barricas que acendiam e apagavam aleatoriamente as luzes do palco. (*) Assim Mário de Almeira criava com violência e desespero, pelas abruptas alterações da luz, a  morte de Mercutio.  Bob  Wilson não faria melhor.
Depois disso, não havia mais nada que pudesse nos desconcentrar em cena. Estávamos prontos para qualquer tipo de teatro e o batismo comum foi como um pacto de índios que se cortam os pulsos e misturam seus sangues.
E desde então Paulo César Christofoletti Hugo de Campos Velho, Paulo José Gómez de Souza e Mario Coelho Pinto de Almeida tornaram-se irmãos para sempre.                    PJ
Paulo José                                                                                revisto em 20 de agosto de 2014

(*)As barricas com água salgada eram uma versão primitiva dos variadores de intensidade da luz usando o princípio da eletrólise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário